Home page Vários assuntos Cuide-se Contato Imprensa
Home page
Vários assuntos
Cuide-se
Contato
Imprensa
BLOG
 

A CRIATIVIDADE

 

        

 

         O que é criatividade? Você saberia definir? É algo para se refletir, não é mesmo. Será que todos nós somos criativos ou só os artistas é que tem esta capacidade? Sim, todos nós somos criativos. A criatividade é a capacidade de ser sensível a tudo o que nos relacionamos!

Escrever, pintar, cozinhar, namorar, costurar, conversar... Tudo isso faz parte da vida criativa! A criatividade é uma força que está nas idéias e nas ações. E não é um movimento solitário. Ela promove relacionamentos. Até mesmo, o relacionamento consigo mesmo!

Segundo a autora Clarissa Pinkola Estés ("Mulheres que correm com os lobos"), a criatividade corre dentro de nós como um rio. Um "rio" que pode ser fortalecido ou enfraquecido de acordo com a nossa história de vida e que tem períodos de cheias e vazantes como um rio natural.

É uma força interna que está sempre ali preenchendo-nos, até mesmo quando não nos damos conta disso. Quando nos sentimos estagnados é porque este "rio" de criatividade está obstruído por "pedras" como: “não tenho tempo, não mereço, estou exausta, não vale a pena...

Muito destes obstáculos são formados na infância através da convivência familiar, da educação recebida, da maneira como fomos ensinados a ver o mundo e na maneira como vamos lidar com estes obstáculos. 
         A criatividade exite, mesmo quando achamos que não existe em nós. Há sempre uma força latente que busca a mudança para o movimento da vida.
O importante é reconhecer que quando me sinto sem energia, sem imaginação para nada é como se não estivesse sendo alimentada. 
         Para que as águas criativas possam correr livremente pelo leito do nosso “"rio" interno, é necessário olhar para dentro, detectar os obstáculos e se re-encontrar.
Pergunte-se honestamente: o que me impede de ser criativo no meu relacionamento com a vida?
Wania Prado

Tell a Friend


C
omentários
Sugestão de temas

Site Map