Home page Vários assuntos Cuide-se Contato Imprensa
Home page
Vários assuntos
Cuide-se
Contato
Imprensa
BLOG
 

"O que é ser Homem?

 

 

Durante séculos e séculos, os homens se excederam em seu esforço heróico para dominar, conquistar, ter poder, controle de si e dos outros. Tais atitudes extremamente racionais, nos levaram a uma valorização extrema do masculino em detrimento do feminino.

Conseqüentemente, as mulheres sempre foram vistas como seres frágeis, sensíveis e necessitadas de cuidados. Enquanto os homens, sempre admirados como os seres objetivos, fortes, controladores e invulneráveis. Esta descriminação tem um preço: não só as mulheres tem sofrido muito, mas os homens também. Principalmente, porque lhes foi proibido descobrir e vivenciar seus sentimentos.

Quando um homem se permite a isso: “vivenciar seus sentimentos” e, com isso, tornar-se mais sensível a realidade do outro, ele colabora com a auto-afirmação do outro, pois o valoriza como pessoa e não como função (esposa, parceira de cama, mãe...) no caso da mulher, ou cargo profissional que ele assume.

Neste sentido, o que é ser homem? Todo menino anseia por esta resposta, por exemplos, por instruções que o ajudem a lidar com o que precisará enfrentar quando crescer. Mas nem os adultos sabem dizer, afinal, eles também fizeram sozinhos a transição das dependências da infância para a auto-suficiência da idade adulta. 
          E assim, de geração a geração, os homens aprenderam a manter um silêncio entre eles, a respeito de seus sentimentos, pois, falar sobre o que sentem “poderia” abalar a masculinidade deles.

Com isso, ironicamente, os homens estão cada vez mais frágeis e assustados, pois, assim como seus pais e todos os seus antepassados, eles só conseguem identificar que ‘ser homem’ é carregar sobre os ombros o pesado papel de provedor, ou seja, aquele que sacrifica sua vida pessoal para defender e sustentar sua família. O medo de não estar à altura do que se esperam deles é o que motiva a competição desleal, a produtividade excessiva e o acumulo de bens materiais como medida de poder e sucesso da masculinidade.

Todo homem se sente oprimido pelo medo de não conseguir “dar conta do recado. O medo da doença, da incapacidade física ou mental, da impotência ou de qualquer forma de fraquejo é maior do que o medo da morte. Os homens reprimem suas emoções e são incapazes de admitirem este medo até para si próprio - para não perderem o controle sobre as coisas e para não serem humilhados pelos outros. Como eles gostariam de poder contar com um mentor que lhes propiciassem segurança e afeto!

Ao longo da história humana, os homens estão ferindo a si mesmos, aos outros e ao nosso planeta Terra. O animal mais perigoso é o que está com medo. A única forma de lidar com o medo é trabalhar com ele, pois tudo aquilo que reprimimos, vazará através de comportamentos perigosos. Os homens precisam falar sobre o que sentem e o que temem, buscando assim, um significado para o que é ser homem em toda a sua totalidade e potencialidade. 

Wania Prado

Tell a Friend


Comentários
Sugestão de temas

           

Site Map