Você já deve ter ouvido muitos casos de pessoas que viajam de avião com freqüência e, num determinado momento, começa a sentir um breve mal-estar que vai se acentuando e tornando suas viagens, cada vez mais incômoda.
O que fazer para aliviar este estresse?
Bom, precisamos lembrar que a ansiedade é um recurso natural do nosso organismo que visa nos tornar alertas para nos proteger. Mas o excesso de ansiedade é prejudicial a saúde. Por isso, é importante buscar ajuda, se necessário.
Vale ressaltar algumas dicas - antes, durante e depois do vôo - que podem ajudar a minimizar a ansiedade numa próxima viagem.
- DICAS ANTES DA VIAGEM:
1.Informe-se mais a respeito do destino, temperatura, costumes etc. Nossa ansiedade ameniza quando tomamos conhecimento do lugar ou situação que vamos vivenciar!
2.Faça um ckeck-list e arrume as malas com antecedência. Assim você ficará mais tranquilo, pois sabe que terá a mãos o que precisar!
3.O que lhe faz relaxar? Um bom livro (aquele que prenda a sua atenção), músicas no Ipod, filmes em seu notebook... Pense e organize sua mala de mãos com estes itens e até mesmo, aquele chocolate ou bala preferida!
4.Organize sua agenda. Seja mais flexível nos horários: chegue mais cedo, sem correria!
-DICAS NO DIA DA VIAGEM:
1.Faça uma caminhada*, se alimentar bem (sem exageros) e chegar com boa antecedência no aeroporto!
* Uma simples caminhada pelo seu bairro e preste muita atenção aos detalhes por onde for passando. Esta atividade será útil durante o vôo! (leia mais abaixo)
2.Faça seu check-in, despache as malas e aproveite para andar pelo aeroporto ou desfrutar das salas vips. Respire, tome água, sente-se em um lugar tranquilo e faça uso daqueles itens que colocou na bagagem de mão: livro, música etc!
3.No avião, procure relaxar e confiar na equipe de trabalho da Cia. Aérea. Pense que este não é o único avião a decolar, existem centenas de vôos diários. Voar é tranquilo e muito mais seguro do que andar de carro!
4.Os sinais e códigos utilizados pelos comissários e pilotos fazem parte do dia-a-dia deles, são normas de segurança utilizadas em todos os vôos e visam proteger o passageiro!
-DICAS DURANTE A DECOLAGEM:
1.Procure fechar os olhos e imaginar que esta descendo uma rua em seu bairro. Faça um esforço para se concentrar nos detalhes desta rua conhecida por onde você fez aquela caminhada (sugerida nas dicas para o dia da viagem). Tal imaginação fará com que o seu organismo se depare com algo conhecido e não precise entrar em estado de alerta (minimizando sintomas desagradáveis como falta de ar, taquicardia etc - próprios da ansiedade). Procure relaxar e respirar (o ansioso não consegue respirar normalmente e isso faz com que a ansiedade aumente ainda mais).
-DICAS DURANTE O VÔO:
1.Levante-se, quando for possível. O avião não irá se desequilibrar caso você se levante, isso é uma sensação provocada pelo medo e não é real. Você pode também fazer alguns alongamentos, mesmo sentado em sua poltrona e utilizar-se de todos aqueles itens da bagagem de mão: livro, notebook, ipod, chocolate, balas
2.É bom pensar também que, estar ansioso não é um privilégio só seu! Outros passageiros também podem estar assim.
-DICAS DURANTE A ATERRISSAGEM:
1.Pense na caminhada sugerida anteriormente, porém, imagine uma rua inclinada, uma ladeira em que você esteja subindo. De novo, atenha-se aos detalhes da rua. E respire!
2.Quando chegar ao hotel, vale a pena tomar aquele banho relaxante, colocar uma roupa leve, um tênis e, se o horário permitir, fazer uma caminhada pela região. É bom se movimentar e respirar livremente!
Mas, se a situação foi muito difícil pra você, ao voltar para casa, procure um psicólogo. Cuide mais de você mesmo!