Home page Vários assuntos Cuide-se Contato Imprensa
Home page
Vários assuntos
Cuide-se
Contato
Imprensa
BLOG


Cuidados especiais na gestação

 

 

Toda gestante sabe o quanto é importante fazer o pré-natal, hidratar bem a pele, se alimentar corretamente e praticar exercícios adequados.

 

Nem todas, no entanto, sabem que tão importante quanto o acompanhamento médico pré-natal é a assistência e orientação psicológica à gestante. Cada um contribuindo para a saúde física e mental tanto da mulher quanto do futuro bebê.

 

A preparação psicológica da gestante pode possibilitar uma vivência mais equilibrada de todas as emoções e manifestações que ocorrem neste período. A gravidez, por si só traz, para o relacionamento familiar, novas atitudes e responsabilidades, o que gera muitas ansiedades e preocupações:

 

  • A partir do momento que a mulher certifica-se da gravidez, tudo o mais em sua vida será diferente. Como lidar com tamanha responsabilidade?

 

  • Durante nove meses estará se instalando, no casal grávido, uma nova identidade: eles deixam de ser filhos para se tornarem pais. As dúvidas e os temores são muito naturais. O quê o casal deverá renunciar e o quê poderá ser preservado?

 

  • Sexualidade, relacionamento afetivo do casal, convivência das famílias de origens, o lado profissional da gestante... Como conciliar os papéis de mãe, esposa, filha e profissional durante a gestação?

 

A orientação psicológica é importante não só para a mulher que vivencia a experiência da maternidade, mas para o  marido que também está se preparando para a paternidade e, desse modo, também se encontra vulnerável e à mercê de suas próprias angústias e questionamentos.

 

É muito importante não só para o bebê, mas para o casal também, que o pai e a mãe possam vivenciar a gravidez com mais alegria e prazer e menos ansiedade e culpa.

        

Wania Prado

Tell a Friend


C
omentários
Sugestão de temas

 
Site Map