Home page Vários assuntos Cuide-se Contato Imprensa
Home page
Vários assuntos
Cuide-se
Contato
Imprensa
BLOG
 

 

A adolescência de pais e filhos


* conheça ogrupo de apoio Mães que amam demais

       A adolescência é um período importantíssimo e que pode ser vivido de maneira muito enriquecedora tanto para o próprio adolescente como para os que convivem com ele.

         Para isso, os pais precisam resgatar a vivência da sua própria adolescência e, ao fazerem isso, perceberem quais foram as suas dificuldades, como lidaram com os conflitos entre as gerações e o que ficou, para eles, desta fase.

Alguns irão reviver sua adolescência com uma certa nostalgia e alegria pelo que puderam fazer e descobrir naqueles tempos. Outros, no entanto, ao reviverem este período, entrarão em contato com marcas profundas de angústia e repressão.

Por sua vez, os filhos adolescentes estão lidando com as descobertas, com as dúvidas, com as inúmeras mudanças física e psicológicas e, nem sempre se sentem a vontade no relacionamento familiar.

As recordações e preocupações cotidianas dos pais e a intensa transformação dos filhos, podem ocasionar um desgaste expressivo na relação familiar, contaminando também, o relacionamento do adolescente consigo mesmo e com o mundo externo. Isso tudo acaba gerando uma tempestade de emoções mal resolvidas para ambos os lados: pais e filhos.

As vezes é necessário a ajuda de um psicólogo para melhorar o relacionamento familiar. Tanto os pais, como os adolescentes, se beneficiam muito de uma terapia (familiar ou individual). É um espaço que se cria para falar dos problemas, das dúvidas e dos sentimentos.

O intuito é promover a comunicação familiar - propiciar o diálogo franco e construtivo; equilibrar as emoções - fortalecendo pais e filhos para lidarem da melhor maneira possível com os conflitos e fortalecer o amor para que, através dele, cada um possa crescer, fazer suas escolhas e ser responsável por elas.

 

Wania Prado

Tell a Friend


Comentários
Sugestão de temas

Site Map