Home page Vários assuntos Cuide-se Contato Imprensa
Home page
Vários assuntos
Cuide-se
Contato
Imprensa
BLOG

                  "Negócio" vem do latim e significa "negar o ócio". Ou seja, focar no trabalho... somente. Há pessoas que lutam contra qualquer tipo de lazer e encaram esta atitude como um ato de heroísmo. 
                 No entanto, nosso organismo precisa de pausas, até para poder continuar produzindo com eficácia. Por isso, reveja sua rotina. Inclua pequenos períodos de descanso durante o ano (uma semana por semestre, por exemplo), ao menos um 'happy hour' por semana (um tempo pra você desfrutar do que mais gosta de fazer - ler, sair com os amigos, assistir um filme...) e todos os dias, ao menos meia hora de descanso (para um cafézinho, um alongamento...). 
                 Se você se organizar, vai encontrar um tempinho pra dedicar a si mesmo!

Sugestão de filmes

Sugestão de livros

Artigo 1 - 

ENQUANTO O SONO NÃO VEM...

          

Tem certas fases da nossa vida em que nosso sono fica perturbado. Imaginem quantos executivos e empresários não estão perdendo o sono com esta crise mundial.

As vezes são problemas sérios que nos fazem perder aquelas horas sagradas de descanso. E as vezes, nem nós mesmos sabemos o porquê da tal insônia. Dormir é necessário, o corpo e a mente precisam descansar, diminuir o ritmo acelerado do dia-a-dia, enfim, repor as energias. Mas o que fazer se o sono não vem?

Muitos fatores podem interferir. Por exemplo: se levamos uma vida muita agitada, tipo executivo que não tem hora para começar e nem terminar suas reuniões diárias, podemos achar que dormir é um desperdício de tempo. Inconscientemente, lutamos contra esta necessidade fisiológica que nos impede de prolongar nosso dia.

         Também podemos achar que, dormir é algo prazeroso e relaxante. Se sou uma pessoa rígida comigo mesma, posso não me sentir a vontade em ter noites relaxantes. Pelo simples fato de que, no fundo da minha alma, me nego a relaxar e me coloco sempre em estado de alerta.

Estar sempre alerta, de prontidão, sentindo-se ameaçado o tempo todo, pode ser uma séria conseqüência decorrida de uma infância perturbada pela insegurança dos pais ou do meio em que vivíamos.

E mesmo que atualmente, não existam ameaças reais, continuam existindo as ameaças psicológicas. Dormir ou simplesmente, estarmos a sós, em contato com o nosso íntimo, naquele momento em que todos já estão dormindo... podemos ter medo, angústia e nos sentir ameaçados pelas lembranças ou pelo que julgamos ser.

Dormir passa a ser um tormento se não me permito entrar em contato comigo mesmo. E isso é fácil? Nem sempre. Os filósofos que viveram antes de Cristo já diziam que é difícil conhecer a si mesmo, no entanto, conhecer e cuidar de si mesmo é viver melhor e mais intensamente.

Então, ao invés de lutarmos contra o sono, vamos lutar contra a nossa própria resistência em nos conhecer, em cuidar de nós mesmos. Encare-se no espelho: “decifra-me ou devoro-te” é o enigma da Esfinge. Ou seja, se não nos decifrarmos iremos ser devorados pela angústia, pela doença e pelo vazio. Um ditado indiano nos diz que “é ilusão lutar contra a própria natureza”.

Wania Prado

Tell a Friend


Comentários
Sugestão de temas


Site Map